Resenha Shampoo Phytoervas Antiqueda: Baratinho, vegano e cruelty-free! Shampoo liberado para low poo!

Olá! Bem-vindx ao Beleza Com Consciência! Para inaugurar o blog com chave de ouro, trago para você a resenha de um produto bem acessível e que tem me ajudado muito!

Este não é um post patrocinado, o produto foi comprado com o meu dinheiro, a resenha tem o compromisso de ser 100% honesta e é baseada na minha experiência de uso. Espero que goste e que quem sabe, ajude você também! 🙂

A DESCOBERTA DA QUEDA DE CABELO

Bem, há algum tempo eu venho lutando com alguns problemas capilares e um deles é a queda de cabelo! Eu sempre tive muito, muito, muito, muuuuuuuuuuito cabelo, do tipo que faz as pessoas comentarem a minha sorte e sempre demora um tempinho para arrumar, rs.

A queda é um problema relativamente recente na minha vida, de uns 5 anos pra cá, com fases mais e menos críticas. Eu descobri quando fui fazer uma escova no salão e a cabeleireira me avisou que meu cabelo estava caindo demais – além do normal, lembrando que uma pessoa saudável perde em média de 100 à 150 fios por dia – e me recomendou procurar um dermatologista.

Na época foi o que eu fiz, tomei uma vitamina bem específica para problemas dermatológicos e senti uma melhora em meu cabelo, pele e unhas, mas nenhuma diferença na queda.

Desde então, tenho dificuldades em tratar dessa questão, pois minha queda está relacionada a estresse, problemas hormonais (tenho hipotireoidismo) e hipovitaminose (carência de vitaminas).

Se eu consigo manter o controle de algum desses três fatores, já ajuda muito, mas é sempre um desafio! Por isso eu sempre procuro alternativas saudáveis para contribuir no processo e recentemente comprei o shampoo antiqueda da Phytoervas para experimentar.

Não foi meu primeiro contato com marca, antes disso eu utilizei uma vez o shampoo e o condicionador da linha Coco e Algodão – Hidratação Intensa, mas não gostei do resultado; meu cabelo ficou com um aspecto áspero e nada hidratado, como o prometido na embalagem.

Como foi uma única vez, não dá pra afirmar com certeza que o problema foi a linha, até porque na época eu tinha acabado de descobrir o hipotireoidismo e estava me adaptando ao remédio, mas depois desse episódio eu não me senti muito tentada a comprar produtos da marca.

Quase um ano se passou e eu comecei a fazer low poo no final de março, decidida a mudar – aos poucos – minhas escolhas de consumo para que estas sejam mais conscientes.

Optei por investir em uma marca mais acessível – dentro das minhas possibilidades, rs – e que tem uma proposta bacana, daí resolvi dar mais uma chance pra Phytoervas.

SOBRE A MARCA PHYTOERVAS

Fundada pela Cris Arcangeli (sim, aquela mesma do programa Shark Tank BR! Quem mais gosta de ver uma mulher empoderada?!) a Phytoervas é uma empresa brasileira de cosméticos naturais, que não realiza testes em animais e possui produtos veganos (apesar de não se posicionar no mercado como uma marca vegana), é facilmente encontrada em farmácias e perfumarias.

Comprei apenas o shampoo, mas a linha antiqueda da Phytoervas também tem condicionador.

SOBRE O SHAMPOO

WXDH3278
Detalhes da frente do rótulo! Para quem faz low poo: é muito importante sempre verificar a composição e embalagem do shampoo para garantir que ele realmente é livre de sulfatos fortes!
HRSU8969
Detalhes da parte traseira do rótulo! Repare bem no selo que tem um coelhinho, bem ali acima da data de validade; este selo significa que o produto é cruelty-free (livre de crueldade), ou seja, é um cosmético que não é testado em animais! ❤

Na embalagem a marca diz que o produto é sem sal, sem sulfato, sem corantes e sem parabenos, não testado em animais, com fórmula livre de ingredientes de origem animal e que é feito a partir de cereais integrais (phytocomplex) devido a sua cosmética integral

COSMÉTICA INTEGRAL

A marca esclarece:

O que é cosmética integral? Cosmética integral é a extração dos ativos da natureza na sua forma mais pura, sem nenhuma adição química. Este processo preserva seus nutrientes essenciais e potencializa seus efeitos.

O que é phytocomplex? Phytocomplex é um complexo de cereais integrais de linho, trigo e quinoa responsável por potencializar a nutrição, restauração e ação contra o envelhecimento dos cabelos e pele* (*quando comparado a um extrato comum).

O principal ativo é a bétula natural, uma planta natural da Europa e da Ásia que oferece inúmeros benefícios a saúde por ser medicinal.

No que diz respeito aos cabelos e ao couro cabeludo, ela é conhecida por atuar contra a queda, caspa e seborreia, sendo um excelente tônico capilar.

O propósito do shampoo é deixar os fios mais fortes, resistentes, hidratados, macios, diminuir a queda e quebra com a promessa de até 80% menos queda e melhora na resistência dos cabelos.

COMPOSIÇÃO

Joguei os ingredientes no EWG (Environmental Working Group), para saber a qualidade e segurança da composição, sendo 10 o risco mais alto e 1 o mais baixo (ou sem risco):

AQUA – ÁGUA (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); SODIUM LAUROYL METHYL ISETHIONATE – SURFACTANTE SUAVE, LIVRE DE SULFATOS DE ORIGEM NATURAL (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); COCAMIDOPROPYL BETAINE – SURFACTANTE, CONSIDERADO O MAIS SUAVE (RISCO: MODERADO; NOTA: 4); GLYCERIN – NATURAL DE GORDURAS VEGETAIS OU ANIMAIS (NESSE CASO NÃO ESPECIFICADO PELA MARCA), EM COSMÉTICOS ATUA COMO AGENTE HIDRATANTE, ATRAI E RETÉM A ÁGUA (RISCO: BAIXO; NOTA: 2); SORBETH-450 TRISTEARATE – SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É O ESPESSAMENTO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS (NÃO ENCONTRADO NO EWG); PEG-9 COCOATE – AGENTE EMULSIONANTE, FACILITA A MISTURA ÓLEO/ÁGUA (RISCO: MODERADO; NOTA: 4); PEG-32 DISTEARATE – LIMPEZA E EMULSÃO (RISCO: MODERADO; NOTA: 4); PEG-175 DISTEARATE – LIMPEZA E EMULSÃO (RISCO: MODERADO; NOTA: 4); POLYQUATERNIUM-67 – AGENTE CONDICIONANTE (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); DISODIUM EDTA – ESTABILIZADOR (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE – CONSERVANTE (RISCO: MODERADO; NOTA: 6); METHYLSOTHIAZOLINONE – CONSERVANTE (RISCO: ALTO; NOTA: 7); BETULA ALBA LEAF EXTRACT – EXTRATO DA FOLHA DE BÉTULA (RISCO: BAIXO; NOTA: 2); TRITICUM AESTIVUM GERM EXTRACT – EXTRATO DO GÉRMEN DE TRIGO (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); LINUM USITATISSIMUM SEED EXTRACT – EXTRATO DA SEMENTE DE LINHO (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); CHENOPODIUM QUINOA SEED EXTRACT – EXTRATO DA SEMENTE DE QUINOA (RISCO: BAIXO; NOTA: 1); PARFUM – FRAGRÂNCIA (RISCO: ALTO; NOTA: 8).

Enviei meu relatório com a composição para o EWG analisar e eles a classificaram como risco moderado, sendo a nota 4 em 10. Vale ressaltar que o sorbeth-450 tristearate ficou de fora do relatório porque ele ainda não existe no mecanismo de busca do site.

Decidi colocar todos os componentes especificados, porque acho muito importante termos acesso a maior quantidade de informações quanto possível dos cosméticos que utilizamos!

MINHAS IMPRESSÕES E CONCLUSÕES

Estou usando o shampoo há alguns meses e o tubo, que tem 250ml, já passou da metade (gasto bastante, nada de uma moedinha de 1 real, rs), sendo que costumo lavar o cabelo de uma a duas vezes na semana (por ele ser mais seco).

Para a minha frequência de uso ele rende bem e me trouxe bons resultados, não sei precisar a porcentagem da melhora para confirmar a promessa dos 80%, mas meu cabelo caiu bem menos desde que comecei a usar e afirmo isso com base em três fatos:

  1. O “bolinho” de cabelo que eu junto para jogar fora após a lavagem diminui mais que a metade do que costumava ser;
  2. Quando eu passo a mão pelo cabelo no dia-a-dia ou penteio, saem menos fios;
  3. Melhora visual em partes do couro cabeludo mais afetadas.
XDAX9406
Essa foto é do início do ano, repare a falha que tem ali perto da testa.
PRRL8682
Joguei meu cabelo de lado na mesma posição da foto acima, repare como houve uma melhora na falha!

O shampoo é transparente e líquido, porém mais cremosinho, me fazendo gastar mais tempo para espalhar.

Tem uma fragrância suave, a meu ver até um pouco adocicada, quase lembra uma bala. O perfume não incomoda e sinto melhor o cheiro no dia da lavagem, depois ele fica mais sutil.

Uma outra surpresa boa é que ele não ressecou o cabelo, como é de costume dos shampoos transparentes, pelo contrário; senti que até contribuiu para deixar meu cabelo hidratado e com um aspecto macio.

A embalagem é bonitinha e de um plástico resistente – sem o perigo de cair e quebrar – com uma tampinha de abrir e fechar comum que permite dosar bem a quantidade. Já viajei com ele e não houve vazamentos, os rótulos até então estão intactos e a tipologia é facilmente legível.

IUDX0481
Apesar de o shampoo ser transparente, não resseca o cabelo! E olha que meu cabelo é beeeem seco!! Rs
OIGR8171
A tampinha pode não parecer muito boa, mas não tive problemas com vazamentos ou quebras quando viajei!

Comprei na Drogaria Araújo, não lembro quanto paguei na ocasião, mas hoje ele está sendo vendido lá por R$23,90. Não é tão barato quanto eu gostaria, mas ainda assim foi uma escolha de custo-benefício.

Lembrando que este é um cosmético que se propõe a melhorar um problema capilar complicado e que seus concorrentes nesse quesito, são normalmente produtos de preço mais elevado. É interessante que a transição seja gradual e caiba no seu orçamento.

Na minha experiência de uso percebi resultados satisfatórios, o que me surpreendeu; acho que a missão proposta foi cumprida.

Apesar de apresentar ingredientes nocivos em sua composição e de não ser de fato uma marca 100% natural, com certeza é um produto válido e que eu compraria novamente, já que ele é fácil de ser encontrado e de certa forma ($$$) mais acessível; sendo um passo importante para a realização de melhores escolhas, uma vez que nem todos podem se dar ao luxo de começar investindo nos produtos ideais.

Infelizmente no Brasil, o consumo consciente/sustentável ainda não é muito democrático.

NOTAS FINAIS

CUMPRIMENTO DA PROPOSTA  5/5
LIMPEZA/ RESULTADO NO CABELO 5/5
COMPOSIÇÃO  3/5 (pelos ativos principais estarem no final da fórmula, ou seja em menor quantidade e por não ser 100% natural!)
DURABILIDADE  4/5
FRAGRÂNCIA – 4/5
PREÇO 3/5
MARCA PHYTOERVAS 3,5/5

Espero que a resenha possa te ajudar de alguma maneira, lembrando que cosmético algum faz milagre e que queda capilar é um assunto sério, e pode estar relacionada a diversas enfermidades.

Cada caso é único, então consulte sempre um médico capacitado no assunto, que vai saber te orientar dentro das suas necessidades! Uma alimentação balanceada e uma vida saudável fazem toda a diferença, os cosméticos são só um complemento!

Me conta nos comentários se você já usou este shampoo, como foi sua experiência, se gostou da resenha, o que eu posso melhorar para as próximas e o que você gostaria de ver por aqui!

Me dê seu feedback, vou amar! Aqui é nosso espaço de troca, sinta-se à vontade e bem-vindx sempre!

Muito obrigada por ler até aqui e até a próxima!
Um abraço carinhoso,

assslogan

Ei! Acho que você vai gostar desse post também
Couro cabeludo saudável em 6 dicas!
 Gostou do blog? Vem ficar comigo no Instagram também

6 comentários em “Resenha Shampoo Phytoervas Antiqueda: Baratinho, vegano e cruelty-free! Shampoo liberado para low poo!

  1. Olá Vanessa!
    Estou na terceira lavagem com o shampoo e o condicionador phy toervas antiqueda.
    Tenho observado que realmente diminuiu a queda, tanto na lavagem quanto no passar os dedos por entre os fios.
    Amei seus comentários.
    É de uso permanente ou temporário?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Joana! Tudo bem? Eu usei o meu até acabar e depois usei outros shampoos. Não sei te informar se é de uso permanente ou temporário, acho que se está funcionando não tem problema vc usar, visto que não é um medicamento, mas é bom vc procurar um dermatologista/tricologista pra te orientar melhor! Espero ter ajudado, beijos 🙂

      Curtir

  2. Comecei a usar tem uns 10 dias, depois de ler tua resenha.
    Antes, só de passar as mãos nos cabelos era uma queda sem fim.
    Hoje vejo uma boa redução de queda.
    Obrigada por compartilhar tua experiência, guria !
    Realmente gostei muito apesar do pouco tempo de uso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s